Projeto de Lei prevê prisão para quem manter animais acorrentados permanentemente
Data de Publicação: 10 de janeiro de 2025 07:35:00 Projeto de Lei 3077/24 avança na Câmara e prevê pena de até um ano de prisão e multa para quem manter animais acorrentados permanentemente, protegendo o bem-estar animal
A Câmara dos Deputados avança na luta pela proteção animal com a aprovação do Projeto de Lei 3077/24 na Comissão de Meio Ambiente. A proposta, de autoria do deputado Delegado Matheus Laiola (União-PR), estabelece que manter animais domésticos ou silvestres presos permanentemente com correntes ou outros dispositivos prejudiciais à saúde e bem-estar será considerado crime de maus-tratos.
![]() |
De acordo com o texto, a prática pode resultar em pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. O autor do projeto destacou que o uso de correntes aumenta os riscos para os animais, especialmente em situações de emergência, como incêndios ou enchentes.
O relator do projeto, deputado Bruno Ganem (Pode-SP), reforçou a gravidade do problema, afirmando que a restrição severa pode causar sofrimento físico e psicológico aos animais. Ele também destacou a importância de medidas que assegurem o bem-estar animal como um dever da sociedade.
Agora, o projeto segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso aprovado, será encaminhado ao Plenário da Câmara para votação. Na sequência, o texto poderá ser analisado pelo Senado e, se aprovado, seguirá para sanção presidencial.
A iniciativa é mais um passo importante na garantia de direitos e na promoção do bem-estar dos animais no Brasil.
.webp?=2728683-2)
Almeida garante dignidade às famílias com reescrita de projeto sobre cemitérios em Jaraguá do Sul
Vereador Luís Fernando Almeida apresenta 33 emendas ao projeto dos cemitérios de Jaraguá do Sul, garantindo respeito às famílias, preservação da memór Saiba Mais +
Vereador Cani propõe semana municipal de prevenção da gravidez na adolescência
A Câmara de Jaraguá do Sul aprovou o projeto do vereador Cani que cria a Semana Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência, com ações educativ Saiba Mais +.jpeg?=2629606-3)
Jorginho Mello, demite assessora que divulgou fala considerada racista na abertura da 40ª Festa Pomerana
O Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, demitiu a assessora responsável por divulgar uma fala sua, considerada racista, durante a abertura da Saiba Mais +
Deputada federal Carla Zambelli é cassada por 5 votos a 2 pelo TRE-SP; fica inelegível por 8 anos
O TRE-SP cassou o mandato da deputada federal Carla Zambelli por abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação, condenando-a à inelegibilidad Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|