Deputada federal Carla Zambelli é cassada por 5 votos a 2 pelo TRE-SP; fica inelegível por 8 anos
Data de Publicação: 30 de janeiro de 2025 18:10:00 O TRE-SP cassou o mandato da deputada federal Carla Zambelli por abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação, condenando-a à inelegibilidade por oito anos. A decisão ainda pode ser contestada no TSE.
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) determinou, nesta quinta-feira, 30, a cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), por abuso político e uso indevido dos meios de comunicação.
![]() |
Além da perda do cargo, a parlamentar foi condenada à inelegibilidade por um período de oito anos, a partir das eleições de 2022.
A decisão foi tomada por 5 votos a 2, com o entendimento de que Zambelli violou os limites da liberdade de expressão ao disseminar informações falsas relacionadas a supostas fraudes nas eleições de 2022. A ação que resultou na cassação foi movida pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP).
Vale ressaltar que, apesar da decisão do TRE-SP, a perda do cargo não ocorre de forma imediata, visto que a deputada ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
![]() |
Após a sentença, Zambelli se manifestou em sua conta no X, classificando a decisão como uma "perseguição política". | Foto: Reprodução |
Após a sentença, Zambelli se manifestou em sua conta no X, classificando a decisão como uma "perseguição política". Ela também afirmou que apresentará um recurso.
"Hoje, o TRE-SP entendeu por anular os votos de 946.244 cidadãos paulistas e cassar meu mandato de deputada federal. Essa decisão não tem efeitos imediatos, e irei continuar representando São Paulo e meus eleitores até o encerramento dos recursos cabíveis. Fica claro que a perseguição política em nosso país, contra os conservadores, é visível como o Sol do meio-dia.
Continuarei a lutar todos os dias de minha vida ao lado de vocês, para que tenhamos a esperança de um Brasil próspero e digno para o povo brasileiro", escreveu Zambelli em sua conta no X.
.webp?=2728683-2)
Almeida garante dignidade às famílias com reescrita de projeto sobre cemitérios em Jaraguá do Sul
Vereador Luís Fernando Almeida apresenta 33 emendas ao projeto dos cemitérios de Jaraguá do Sul, garantindo respeito às famílias, preservação da memór Saiba Mais +
Vereador Cani propõe semana municipal de prevenção da gravidez na adolescência
A Câmara de Jaraguá do Sul aprovou o projeto do vereador Cani que cria a Semana Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência, com ações educativ Saiba Mais +.jpeg?=2629606-3)
Jorginho Mello, demite assessora que divulgou fala considerada racista na abertura da 40ª Festa Pomerana
O Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, demitiu a assessora responsável por divulgar uma fala sua, considerada racista, durante a abertura da Saiba Mais +
Nova pesquisa aponta queda na popularidade do presidente Lula e aumento na desaprovação; confira
A pesquisa Quaest de janeiro mostra uma queda na aprovação de Lula, com 49% de desaprovação e 47% de aprovação. A pesquisa revela desafios para o gove Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|