Associações fantasmas fraudam aposentados do INSS e causam prejuízo bilionário
Data de Publicação: 24 de abril de 2025 10:21:00 "CGU e Polícia Federal desvendam esquema bilionário de fraude no INSS: aposentados tinham valores descontados sem autorização por associações fantasmas. Entenda o caso."
Uma investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) revelou um esquema de fraudes envolvendo descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.
![]() |
A operação batizada de Sem Desconto, deflagrada nesta quarta-feira (23), apontou que entidades sem estrutura adequada falsificavam assinaturas para "associar" aposentados sem o consentimento deles, e assim descontavam mensalidades de seus benefícios.
De acordo com a CGU, foram identificadas irregularidades em contratos com 11 associações, que já tiveram suas atividades suspensas.
Os contratos ofereciam supostos serviços como assistência jurídica, descontos em academias e em planos de saúde, mas, conforme apurado, essas entidades não tinham capacidade real para prestar o que prometiam.
Durante as investigações, foram ouvidos 1.273 aposentados e pensionistas. Um dado alarmante: 97% afirmaram que jamais autorizaram os descontos em seus benefícios.
Em muitos casos, houve falsificação de assinaturas, e em 72% das situações analisadas, as associações sequer entregaram ao INSS os documentos exigidos para legalizar o desconto.
O prejuízo potencial pode chegar a R$ 6,3 bilhões, valor referente aos descontos feitos de 2019 até agora. No entanto, segundo o ministro da CGU, Vinícius de Carvalho, ainda não é possível afirmar que todo esse montante tenha origem ilegal, embora grande parte dos descontos seja considerada suspeita.
A Polícia Federal, que entrou no caso em 2024, abriu 12 inquéritos e, na operação de hoje, cumpriu 211 mandados de busca e apreensão em 34 municípios de 13 estados e no Distrito Federal. Foram apreendidos carros de luxo — como Ferrari e Rolls Royce —, joias, obras de arte e mais de US$ 200 mil em dinheiro vivo.
Seis prisões provisórias foram decretadas; cinco pessoas já estão presas e uma segue foragida. Todas são ligadas a associações em Sergipe.
Além das prisões, a Justiça determinou o afastamento de seis agentes públicos de suas funções, incluindo o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que foi demitido no fim da tarde de quarta-feira.
Também foram afastados diretores e coordenadores de alto escalão do instituto, além de um policial federal acusado de envolvimento no esquema.
As investigações continuam, e os contratos de desconto seguem sendo analisados caso a caso.
Fonte: G1
Clique e Leia também: Fraude bilionária no INSS: como saber se você foi vítima

Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul homenageia PM pela operação que prendeu ladrões de veículos
Polícia Militar de Jaraguá do Sul recebe moção de aplausos por ação rápida e eficiente que desmantelou quadrilha e recuperou veículos roubados após as Saiba Mais +
Fraude bilionária no INSS: como saber se você foi vítima
Saiba como identificar se você foi vítima da fraude bilionária no INSS. Veja como consultar seu benefício, reunir provas e denunciar descontos indevid Saiba Mais +
Imposto de Renda 2025 pode fortalecer serviços de saúde no Hospital Jaraguá
Destine parte do seu Imposto de Renda 2025 ao Hospital Jaraguá e contribua para a melhoria dos serviços de saúde sem custo extra. Saiba como participa Saiba Mais +
“Faz barulho demais”: Maracatu é barrado em Blumenau no Dia Mundial da Criatividade e levanta debate sobre racismo cultural
Grupo de Maracatu é impedido de se apresentar em Blumenau por "barulho demais" no Dia da Criatividade, e caso levanta debate sobre racismo cultural e Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|