Campanha de vacinação nacional contra a gripe começa no dia 7 de abril

Campanha de vacinação nacional contra a gripe começa no dia 7 de abril

Data de Publicação: 22 de março de 2025 14:58:00 A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa em 7 de abril, com a meta de imunizar 90% dos grupos prioritários. A vacina estará disponível o ano todo nas unidades de saúde e os "dias D" serão retomados em maio.

Compartilhe este conteúdo:

A campanha nacional de vacinação contra a gripe deste ano terá início no dia 7 de abril, e a expectativa é que a vacinação alcance 90% dos grupos prioritários no estado de Santa Catarina.

A meta foi anunciada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na última sexta-feira (21), com as doses já sendo distribuídas aos estados, incluindo o estado catarinense.

Os grupos prioritários para a vacinação incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência, profissionais de saúde, professores e outros.

Vacinação Permanente nas Unidades de Saúde de Santa Catarina

Uma das novidades deste ano é que, além da campanha anual, a vacina contra a influenza ficará disponível de forma permanente nas unidades básicas de saúde de Santa Catarina. Isso visa garantir que as pessoas que busquem a vacina ao longo do ano não percam a oportunidade de se imunizar.

Os "dias D" de vacinação, realizados tradicionalmente em todo o Brasil, também serão retomados, e a data específica para Santa Catarina será definida na próxima semana durante reunião da comissão intergestores tripartite. A previsão é que a ação aconteça em maio.

Ampliação para o Público Geral

Embora o foco da campanha seja a imunização dos grupos prioritários, o ministro Padilha afirmou que a possibilidade de estender a vacinação para o público em geral poderá ser analisada, dependendo da situação da cobertura vacinal nos estados e municípios.

Em Santa Catarina, a decisão de expandir para a população em geral será definida pelas autoridades locais, levando em consideração a adesão dos grupos prioritários.

“A meta recomendada pela OMS é 90% de cobertura vacinal para os grupos prioritários, e estamos empenhados em atingir essa meta em todo o estado”, afirmou Padilha.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Você já caiu em FAKE NEWS?


Voto computado com sucesso!
Você já caiu em FAKE NEWS?
Total de votos:
Sim
Não