Coruja rara é resgatada em Jaraguá do Sul e devolvida à natureza

Coruja rara é resgatada em Jaraguá do Sul e devolvida à natureza

Data de Publicação: 1 de abril de 2025 14:49:00 Coruja rara da espécie Caburé-acanelado é resgatada em Jaraguá do Sul após colidir com a vidraça de um supermercado. Após avaliação, foi devolvida à natureza.

Compartilhe este conteúdo:

Uma coruja da espécie Caburé-acanelado (Aegolius harrisii), considerada rara na região, foi resgatada pela equipe do programa Resgate de Fauna da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) na segunda-feira (31).

O animal se chocou contra a vidraça de um supermercado no bairro Barra do Rio Cerro, mas, após avaliação veterinária, foi constatado que não sofreu ferimentos graves e pôde ser devolvido à natureza no mesmo dia.

Coruja da espécie Caburé-acanelado, resgatada após colisão com vidraça em Jaraguá do Sul, é devolvida à natureza sem ferimentos graves | Foto: Divulgação

De acordo com o biólogo da Fujama, Christian Raboch Lempek, há poucos registros dessa espécie em Santa Catarina, sendo mais comuns em localidades como Mafra, Água Doce e Três Barras, próximas à divisa com o Paraná. “Para a região do Vale do Itapocu, não havia registros dessa coruja até agora”, explicou.

O resgate do Caburé-acanelado reforça a importância do monitoramento da fauna, segundo o biólogo. Ele destaca que observadores de aves da região ficaram entusiasmados com a aparição do animal, já que alguns tentavam registrar sua presença há tempos.

A espécie tem hábitos noturnos e, ocasionalmente, crepusculares, iniciando suas atividades no final da tarde. Sua alimentação é baseada em pequenos mamíferos, aves e até morcegos.

Além disso, há poucos estudos sobre a coruja Caburé-acanelado, tornando o registro em Jaraguá do Sul um indicativo positivo da conservação ambiental no município.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Você já caiu em FAKE NEWS?


Voto computado com sucesso!
Você já caiu em FAKE NEWS?
Total de votos:
Sim
Não