Vanessa Cavallazzi assume como a primeira mulher Procuradora-Geral de Justiça no Ministério Público de Santa Catarina.
Data de Publicação: 20 de março de 2025 08:48:00 Vanessa Cavallazzi é nomeada a primeira mulher procuradora-geral de Justiça de Santa Catarina, destacando seu papel histórico no MPSC. Leia mais sobre sua trajetória e a nomeação.
Em uma histórica nomeação, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou, nesta quarta-feira, a escolha de Vanessa Cavallazzi como a nova procuradora-geral de Justiça do estado.
![]() |
Ela se torna a primeira mulher a chefiar o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), substituindo Fábio Trajano, que ocupava o cargo nos últimos dois anos.
![]() |
O governador Jorginho Mello (PL-SC) e a nova procuradora-geral de Santa Catarina, Vanessa Cavallazzi (Governo de Santa Catarina/Divulgação) |
A nomeação de Cavallazzi é vista como um marco importante, destacando a relevância da participação feminina em posições de liderança dentro do sistema de Justiça. O governador Mello ressaltou a importância da trajetória de Vanessa Cavallazzi, afirmando que ela será fundamental para dar continuidade ao excelente trabalho realizado por Trajano e para fortalecer ainda mais o Ministério Público no estado.
Vanessa Cavallazzi iniciou sua carreira no MPSC em 1996, atuando como promotora de Justiça substituta na Comarca de Itajaí. Em 1997, passou a integrar a Promotoria de Justiça de Florianópolis, onde permaneceu por 19 anos.
Durante sua trajetória, Cavallazzi também exerceu cargos de liderança, como diretora da Escola Superior do Ministério Público de Santa Catarina (ACMP), e foi responsável pela gestão do CEAF/MPSC entre 2015 e 2017.
Em 2017, Vanessa integrou a primeira força-tarefa multi-institucional da Procuradoria-Geral da República (PGR), que atuava perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ) na investigação de crimes cometidos por autoridades com foro privilegiado.
A cerimônia de posse da nova procuradora-geral de Justiça de Santa Catarina será realizada nos próximos dias e contará com a presença de autoridades, membros do Ministério Público e representantes da sociedade civil.

Entregadores de aplicativos realizam paralisação nacional por melhores condições
Entregadores de iFood, 99 e Uber realizam paralisação nacional para exigir melhores condições de trabalho, incluindo aumento da taxa mínima e reajuste Saiba Mais +
Jovem com autismo é impedido de entrar em casa de show em Joinville e família denuncia discriminação
Jovem autista de 25 anos foi impedido de entrar em casa de show Vera Cruz em Joinville no Norte de Santa Catarina. Família denuncia discriminação, e c Saiba Mais +
Campanha Abril Azul 2025 tem início com loja temporária da AMA no shopping Partage
A AMA Jaraguá do Sul inicia o Abril Azul 2025 com a abertura de sua loja temporária no shopping Partage, promovendo ações de conscientização sobre o a Saiba Mais +
Festival da Canção 2025 começa em abril em Jaraguá do sul com 158 participantes inscritos
Festival da Canção 2025 de Jaraguá do Sul contará com 158 inscritos. Eliminatórias ocorrem em abril e finais em junho, com premiação em dinheiro e tra Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|