Câmara de Vereadores debate situação dos moradores de rua e vereador destaca prisão de foragido
Data de Publicação: 3 de abril de 2025 13:15:00 Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul debate a situação dos moradores de rua e a criação do endereço social. Delegado Mioto destaca prisão de foragido em ação conjunta.
Na sessão desta terça-feira (1º), a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul discutiu a situação dos moradores de rua e ações para minimizar o sofrimento dessa população.
![]() |
O debate foi impulsionado pela votação de um projeto de lei dos vereadores Delegado Mioto (União) e Israel Cani (PL), que propõe a criação do endereço social. A medida busca facilitar o acesso dos moradores de rua a oportunidades de emprego, comunicação e reinserção social.
Cani destacou que essas pessoas podem ser divididas em dois grupos: as que fazem uso de álcool e drogas e precisam de tratamento e as que perderam o emprego ou não conseguem arcar com o custo de vida. Segundo ele, o endereço social ajudará aqueles que não conseguem receber documentos ou informar um endereço fixo em currículos.
Humanização no tratamento do problema
O vereador Jair Pedri (PSD) elogiou o projeto e reforçou a necessidade de tratar o tema com sensibilidade. “Ninguém está na rua porque quer. Ninguém acha divertido dormir ao relento ou enfrentar o frio”, afirmou. Já o vereador Osmair Gadotti (MDB) defendeu a empatia no tratamento do tema, ressaltando que a exclusão social é um problema histórico.
Audiência Pública sobre assistência social
O presidente da Câmara, Luís Fernando Almeida (MDB), informou que recebeu um documento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) solicitando uma audiência pública para discutir a assistência social no município. A reunião deverá abordar a estrutura dos CRAS, o levantamento de dados sobre a vulnerabilidade social e políticas públicas para essa população.
Prisão de foragido reforça necessidade de ações concretas
Nesta quinta-feira (4), o Delegado Mioto destacou em suas redes sociais a prisão de um foragido do presídio de Jaraguá do Sul, condenado por roubo e que estava vivendo em situação de rua. A captura ocorreu em uma ação conjunta da Polícia Civil com a assistência social do município. Durante a abordagem, o homem tentou enganar as autoridades fornecendo três nomes falsos.
Mioto ressaltou a importância de separar aqueles que precisam de assistência dos que representam perigo à sociedade. “É necessário distinguir o joio do trigo”, afirmou.
O debate na Câmara e a recente prisão reforçam a urgência de políticas públicas eficientes para lidar com a população em situação de rua, equilibrando assistência social e segurança pública.

PSD lança pré-candidatura de João Rodrigues ao governo de Santa Catarina em evento em Chapecó
João Rodrigues lança sua pré-candidatura ao governo de SC em evento do PSD em Chapecó, com apoio de líderes políticos e promessas de gestão voltada pa Saiba Mais +
Orçamento de 2025 é aprovado com R$ 50 bilhões para emendas, mas Ciência e Educação sofrem cortes
Orçamento de 2025 é aprovado com R$ 50 bilhões para emendas parlamentares, enquanto Ciência e Educação sofrem cortes. Saiba Mais +
Almeida propõe criação da “Casa do Autista” em Jaraguá do Sul
Vereador Luís Fernando Almeida propõe a criação da “Casa do Autista” em Jaraguá do Sul, inspirada no modelo de Balneário Camboriú, para ampliar o aten Saiba Mais +
Bolsonaro reúne apoiadores no Rio de Janeiro para defender anistia aos condenados do 8 de janeiro
Bolsonaro reuniu apoiadores em Copacabana para defender a anistia aos condenados do 8 de janeiro. Estimativas de público variam entre 18 mil (USP) e 4 Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|