Fujama Promove Palestra sobre Animais Peçonhentos e Venenosos para Profissionais da Saúde
Data de Publicação: 30 de abril de 2025 10:45:00 Fujama promove palestra para profissionais da saúde sobre animais peçonhentos e venenosos, destacando formas de prevenção e a importância da preservação das espécies locais.
A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) promoveu uma palestra voltada para mais de 30 profissionais das equipes de Zoonoses e Vigilância e Saúde, no auditório do Coapes, nas dependências da Prefeitura.
![]() |
O evento foi conduzido pelo biólogo Christian Raboch, da própria autarquia, e abordou características de animais peçonhentos e venenosos, além de formas de prevenção para evitar acidentes com essas espécies.
![]() |
Fujama promove palestra para profissionais da saúde sobre animais peçonhentos e venenosos | Foto: Divulgação PMJS |
Durante a palestra, Raboch destacou a importância de diferenciar animais peçonhentos dos venenosos. “O peçonhento é aquele que possui mecanismos para inocular veneno, como as serpentes que têm presas especializadas. Já o venenoso, como algumas lagartas, libera toxinas passivamente, seja por contato, ingestão ou compressão”, explicou o biólogo.
Ele detalhou ainda as espécies de cobras venenosas presentes na região com potencial de causar acidentes, como a jararaca e jaracuçu (botrópico), cascavel (crotálico), surucucu (laquético) e cobra coral (elapídico). Além das serpentes, Raboch também abordou o risco de outros animais, como aranhas, lagartas e escorpiões, que podem afetar a saúde humana.
Um exemplo citado foi o escorpião amarelo, que, embora não seja natural da região, chegou ao município escondido em cargas e se adaptou facilmente ao ambiente.
![]() |
Fujama promove palestra para profissionais da saúde sobre animais peçonhentos e venenosos | Foto: Divulgação PMJS |
Embora o foco fosse para a área de saúde, Raboch também falou sobre a importância da preservação das espécies e o equilíbrio da natureza. "Por exemplo, a caninana, uma serpente não peçonhenta, se alimenta de ratos, que transmitem doenças aos humanos", destacou. Ele também mencionou o gambá, que é imune ao veneno das cobras e é um dos principais predadores de serpentes como a jararaca.
Ao final, o biólogo apresentou uma breve exposição sobre o trabalho de resgate de fauna realizado pela Fujama, com imagens de espécimes socorridos, como tamanduás, cachorros-do-mato e corujas.
Para quem desejar agendar palestras sobre o tema, a Fujama está disponível para atender escolas, empresas e outras entidades. O agendamento pode ser feito pelo telefone (47) 3273-8008.
Esse evento reforça a importância da conscientização sobre a convivência segura com a fauna local, ressaltando tanto os cuidados necessários quanto a importância da preservação da biodiversidade para o equilíbrio do ecossistema.
.webp?=2737315-3)
Vereadores cobram urgência na saúde pública de Jaraguá do Sul após casos graves e longas filas
Vereadores de Jaraguá do Sul criticam a situação da saúde pública durante sessão na Câmara, destacando filas, falta de pediatras, veículos parados e a Saiba Mais +
Câmara de Jaraguá do Sul aprova criação da Política Municipal de Atenção à Saúde Mental
Câmara de Jaraguá do Sul aprova política municipal que fortalece ações de saúde mental, com foco em prevenção, tratamento e reintegração social Saiba Mais +
Estado habilita Hospital Jaraguá para cirurgias ortopédicas de alta complexidade
Hospital Jaraguá é habilitado para cirurgias de alta complexidade em ortopedia. Medida do Governo de SC amplia acesso a procedimentos no Vale do Itapo Saiba Mais +
Superlotação nos hospitais infantis acende sinal vermelho em Santa Catarina
Santa Catarina registra aumento nos casos de doenças respiratórias em crianças. Secretaria da Saúde reforça vacinação e medidas de prevenção. Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|