Superlotação nos hospitais infantis acende sinal vermelho em Santa Catarina

Superlotação nos hospitais infantis acende sinal vermelho em Santa Catarina

Data de Publicação: 24 de abril de 2025 05:26:00 Santa Catarina registra aumento nos casos de doenças respiratórias em crianças. Secretaria da Saúde reforça vacinação e medidas de prevenção.

Compartilhe este conteúdo:

Com o aumento expressivo de doenças respiratórias entre crianças em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça medidas de combate e prevenção.

Os hospitais Infantil Joana de Gusmão (Florianópolis) e Jeser Amarante Faria (Joinville) estão com a emergência lotada, registrando dezenas de internações por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG).

Santa Catarina registra aumento expressivo nos casos de doenças respiratórias em criança e e faz alerta | Imagem ilustrativa: Canva

Entre os dias 1º e 22 de abril, foram internadas 222 crianças em enfermarias e 64 em UTIs nas duas unidades. O cenário acende o alerta da SES: a vacinação contra a gripe é essencial, especialmente antes do inverno.

A Dra. Flávia Maria Zandavalli, pediatra no Hospital Infantil Joana de Gusmão, destaca:

"Já tivemos 199 internações por vírus como influenza A, rinovírus e vírus sincicial respiratório. É fundamental manter o calendário de vacinação em dia, principalmente entre bebês menores de um ano."

A emergência do HIJG, único hospital pediátrico público da Grande Florianópolis, opera com equipe médica completa, mas enfrenta superlotação.

A SES reforça a importância da vacinação gratuita para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, disponível nos postos de saúde municipais. A imunização reduz complicações, evita internações e ajuda a conter a circulação dos vírus.

A mamãe Ariane Gandolfo, que levou a filha Sofia, de 8 meses, para vacinar, comenta:

“Prefiro vacina do que internação. Ela pode até pegar um resfriadinho, mas fica bem mais leve.”

Medidas simples que fazem a diferença:

- Higienize as mãos com frequência
- Evite aglomerações
- Cubra nariz e boca ao tossir
- Use máscara se estiver com sintomas
- Mantenha os ambientes ventilados

- Cuide de quem você ama. Previna hoje para não correr riscos amanhã!

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Você já caiu em FAKE NEWS?


Voto computado com sucesso!
Você já caiu em FAKE NEWS?
Total de votos:
Sim
Não