Massa de ar frio avança e temperaturas podem chegar a 0°C no Sul do Brasil
Data de Publicação: 28 de abril de 2025 17:28:00 Santa Catarina enfrenta uma semana de frio intenso, com mínimas podendo chegar a 0°C e formação de geada. Confira as regiões mais afetadas e as previsões do tempo para os próximos dias.
Uma intensa massa de ar frio e seco avança pelo Sul do Brasil nesta semana, trazendo temperaturas baixas, tempo firme e possibilidade de geada em diversas regiões.
![]() |
O fenômeno ocorre após a passagem de uma frente fria acompanhada de um centro de baixa pressão, que provocou chuvas no domingo (28).
![]() |
Santa Catarina enfrenta uma semana de frio intenso, com mínimas podendo chegar a 0°C. | Arte: Alison Correa |
Em Santa Catarina, o sol já volta a aparecer nesta segunda-feira (28), de acordo com a Epagri/Ciram. As temperaturas máximas no estado não devem ultrapassar os 25°C.
Com o avanço do ar frio, as madrugadas ficam geladas, e a previsão para terça-feira (29) indica formação de geada e mínimas entre 0°C e 6°C no Planalto Sul, Meio-Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte.
Ao longo do dia, as temperaturas variam entre 20°C e 24°C. A semana será marcada por tempo estável, com nevoeiros isolados durante as manhãs e predomínio de sol em todas as regiões.
No Paraná, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) também aponta para forte resfriamento a partir da noite desta segunda-feira.
No centro-sul do estado, as mínimas devem ficar entre 5°C e 7°C na terça-feira. Apesar do sol predominar durante toda a semana, o frio intenso continua, e a formação de nevoeiros está prevista principalmente nas manhãs de quinta-feira (1º).
No Rio Grande do Sul, as temperaturas já começam a cair a partir desta segunda-feira, com mínimas próximas de 10°C. Na Serra Gaúcha, há possibilidade de temperaturas negativas durante a madrugada de terça-feira.
Durante o dia, as máximas devem alcançar os 20°C. Segundo a MetSul Meteorologia, o tempo será ensolarado e a massa de ar frio é impulsionada por um ciclone no Atlântico Sul, que, apesar da sua força, não oferece riscos à população.
As noites frias e as manhãs geladas devem persistir em todo o estado ao longo da semana, com risco de geada em diversas áreas. A partir de sexta-feira (2), a tendência é de elevação gradual nas temperaturas.
Matéria escrita por: Alison Correa
Fonte:Epagri\Ciram

Outono começa em Santa Catarina nesta quinta-feira (20) com temperaturas amenas e chuvas menos intensas
Outono começou nesta quinta-feira (20) em Santa Catarina, trazendo temperaturas amenas, menor volume de chuvas e maior amplitude térmica. Confira a pr Saiba Mais +
Frente fria avança pelo Estado após onda de calor
Após dias de calor extremo, uma frente fria avançará pelo Sul do Brasil neste fim de semana, trazendo queda nas temperaturas, temporais e instabilidad Saiba Mais +
Defesa Civil de SC alerta para calor intenso até sexta-feira (7); termômetro pode superar os 40°C
A Defesa Civil de SC alerta para o calor intenso até sexta-feira (7), com risco de temporais no estado. Em Jaraguá do Sul, o risco é de "observação". Saiba Mais + (1000 x 750 px).jpg?=2651542-2)
Terceira onda de calor pode elevar temperaturas a 40°C em Santa Catarina
Santa Catarina enfrenta a terceira onda de calor do ano, com temperaturas que podem chegar a 40°C. Além do calor intenso, há alerta para tempestades n Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|