Entenda o que acontece agora com a Igreja Católica e como será escolhido o novo pontífice

Entenda o que acontece agora com a Igreja Católica e como será escolhido o novo pontífice

Data de Publicação: 22 de abril de 2025 05:11:00 Entenda o que acontece após a morte do Papa: o que é a Sé Vacante, o papel do camerlengo, como funciona o Conclave e como é eleito o novo líder da Igreja Católica.

Compartilhe este conteúdo:

Com a morte do Papa Francisco nesta segunda-feira (21), a Igreja Católica entra em um momento decisivo e solene: o período de Sé Vacante, quando a cadeira de São Pedro fica oficialmente vazia.

Esse é um processo repleto de tradições, protocolos e simbolismos que culmina na escolha do novo líder espiritual para mais de 1,3 bilhão de católicos ao redor do mundo.

Mas o que acontece exatamente agora? Como e quando será escolhido o novo Papa? O Blog do Alison preparou esse conteúdo para explicar cada etapa até o anúncio de Habemus Papam.

O que é a Sé Vacante?

A Sé Vacante ("sede vazia", em latim) é o período entre a morte (ou renúncia) de um Papa e a eleição de seu sucessor. Durante esse tempo, todas as decisões importantes da Igreja ficam suspensas. O governo da Igreja passa a ser conduzido por um colégio de cardeais, mas eles não podem tomar decisões que apenas o Papa tem autoridade para aprovar.

O papel do Camerlengo

Nesse período, quem assume a administração temporária do Vaticano é o Camerlengo, cargo atualmente ocupado por um cardeal nomeado pelo próprio Papa antes de sua morte. O camerlengo verifica oficialmente a morte do Papa, sela seus aposentos, organiza os funerais e prepara o Conclave.

O funeral do Papa

O funeral acontece entre o 4º e o 6º dia após a morte, com cerimônias que se estendem por nove dias, conhecidas como Novemdiales. Após esse período de luto, os cardeais começam a se reunir para preparar o Conclave.

O Conclave: como é escolhido o novo Papa?

O Conclave é a reunião secreta dos cardeais com menos de 80 anos de idade. Eles se reúnem na Capela Sistina, no Vaticano, para votar no novo pontífice.

  • Para que um cardeal seja eleito Papa, ele precisa obter dois terços dos votos.

  • As votações acontecem até quatro vezes por dia (duas de manhã e duas à tarde).

  • Ao final de cada votação, a fumaça da chaminé da Capela Sistina indica o resultado: preta significa que não houve escolha; branca, que o novo Papa foi eleito.

Quando finalmente um cardeal é eleito e aceita o cargo, ele escolhe o nome que usará como Papa. Logo em seguida, o cardeal protodiácono anuncia da sacada da Basílica de São Pedro: "Habemus Papam!" ("Temos um Papa!").

E agora?

O mundo todo está de olho nesse processo que é, ao mesmo tempo, religioso, político e simbólico. O próximo Papa terá o desafio de conduzir a Igreja em um mundo em constante mudança, enfrentando temas complexos e exigindo diálogo com diferentes culturas e gerações.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Você já caiu em FAKE NEWS?


Voto computado com sucesso!
Você já caiu em FAKE NEWS?
Total de votos:
Sim
Não