Almeida propõe criação da “Casa do Autista” em Jaraguá do Sul

Almeida propõe criação da “Casa do Autista” em Jaraguá do Sul

Data de Publicação: 20 de março de 2025 20:04:00 Vereador Luís Fernando Almeida propõe a criação da “Casa do Autista” em Jaraguá do Sul, inspirada no modelo de Balneário Camboriú, para ampliar o atendimento a crianças com TEA no município.

Compartilhe este conteúdo:

O presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Luís Fernando Almeida, visitou nesta quarta-feira (19) a “Casa do Autista” em Balneário Camboriú, o maior complexo neurossensorial da América Latina.

Vereador Luís Fernando Almeida propõe a criação da “Casa do Autista” em Jaraguá do Sul, inspirada no modelo de Balneário Camboriú

 

O objetivo da visita foi conhecer o modelo de atendimento oferecido e propor a implantação de um centro semelhante em Jaraguá do Sul.

A Casa do Autista de Balneário Camboriú é um centro público especializado no diagnóstico e tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), contando com um ambiente referência no país, incluindo o maior jardim neurossensorial.

O espaço conta com mais de 55 profissionais, entre neurologistas, psicopedagogos e assistentes sociais, que acompanham cerca de 150 crianças.

Inspirado pela experiência, Almeida apresentou uma moção na sessão desta quinta-feira (20), solicitando ao prefeito que estude a viabilidade de criar um centro especializado em Jaraguá do Sul.

“Precisamos com urgência de um atendimento contínuo e humanizado para essas crianças. A espera prolongada por tratamento compromete o desenvolvimento delas e gera sofrimento às famílias”, afirmou o vereador.

Atualmente, a cidade enfrenta um déficit no atendimento ao público com Transtorno do Espectro Autista (TEA). São cerca de 50 novos diagnósticos por mês, mas a fila de espera já ultrapassa 700 crianças, das quais aproximadamente 200 aguardam tratamento após o diagnóstico.

Almeida destacou que a Casa do Autista de Balneário Camboriú foi financiada com recursos do Fundo da Criança e do Adolescente, o que demonstra a possibilidade de viabilizar um projeto semelhante em Jaraguá do Sul. “Nosso município tem estrutura e capacidade financeira para oferecer esse atendimento. Agora, precisamos de vontade política para tornar isso realidade”, concluiu.

A moção agora será analisada pelo Executivo Municipal.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Você já caiu em FAKE NEWS?


Voto computado com sucesso!
Você já caiu em FAKE NEWS?
Total de votos:
Sim
Não