Aposentadoria: idade para pedir benefício vai mudar em 2025; entenda

Aposentadoria: idade para pedir benefício vai mudar em 2025; entenda

Data de Publicação: 18 de dezembro de 2024 16:33:00 Saiba tudo sobre as novas regras da Previdência que entram em vigor em 2025 e como elas impactam a aposentadoria. Confira as mudanças.

Compartilhe este conteúdo:

A partir de 2025, novas exigências da reforma da Previdência, implementada em 2019, começarão a valer, alterando as regras para aposentadoria no Brasil. Essas mudanças impactam diretamente os trabalhadores que estão próximos de se aposentar e fazem parte de um processo gradual de transição que se estenderá até 2031.

As alterações afetam principalmente a idade mínima para aposentadoria, o tempo de contribuição exigido e a forma de cálculo para a obtenção do benefício. Com o objetivo de tornar o sistema mais sustentável, a reforma busca equilibrar as contas públicas, mas também exige maior planejamento por parte dos trabalhadores.

Principais mudanças para 2025:

  1. Idade mínima:

    • Mulheres: 59 anos.
    • Homens: 64 anos.
  2. Tempo de contribuição:

    • Mulheres: 30 anos.
    • Homens: 35 anos.
  3. Pontuação mínima:

    • Mulheres: 92 pontos (soma da idade com o tempo de contribuição).
    • Homens: 102 pontos (soma da idade com o tempo de contribuição).

Essas mudanças fazem parte de um conjunto de regras de transição, pensadas para aqueles que já estavam contribuindo antes da reforma de 2019. As regras visam proporcionar uma adaptação gradual e menos impactante para quem já estava no sistema.

As cinco regras de transição:

  1. Idade mínima progressiva: A idade mínima será ajustada a cada ano, com aumento de seis meses, até atingir 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens em 2031.

  2. Pedágio de 50%: Para quem estava prestes a se aposentar em 2019, será necessário cumprir 50% do tempo de contribuição que faltava. Ou seja, se faltavam dois anos, será necessário trabalhar por mais um ano.

  3. Pedágio de 100%: O trabalhador deve cumprir integralmente o tempo de contribuição que faltava em 2019. Essa regra pode resultar em um benefício mais vantajoso, com um valor de aposentadoria mais alto.

  4. Regra dos pontos: A combinação da idade com o tempo de contribuição estabelece a pontuação necessária. Em 2025, serão exigidos 92 pontos para mulheres e 102 pontos para homens.

  5. Por idade: A aposentadoria por idade requer 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, com no mínimo 15 anos de contribuição para ambos.

Como calcular o tempo restante para aposentadoria?

O INSS oferece uma ferramenta online para simular o tempo restante para a aposentadoria e o valor estimado do benefício. Essa simulação pode ser acessada no portal Meu INSS, facilitando o planejamento para a aposentadoria.

Conclusão:

As mudanças nas regras da Previdência exigem um planejamento cuidadoso para aqueles que estão próximos de se aposentar. Com as novas exigências, é fundamental conhecer as opções de transição e calcular a melhor alternativa para garantir uma aposentadoria tranquila. Aproveite as ferramentas oferecidas pelo INSS e planeje-se com antecedência para evitar surpresas.

Fique atento às novas regras e organize seu futuro previdenciário!

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Você já caiu em FAKE NEWS?


Voto computado com sucesso!
Você já caiu em FAKE NEWS?
Total de votos:
Sim
Não