Calor e umidade favorecem temporais isolados em Santa Catarina nesta semana
Semana marcada por calor e umidade em Santa Catarina, com temperaturas que podem chegar a 36°C no Grande Oeste. Condições para temporais isolados, especialmente à tarde e noite, em todas as regiões do estado.
A semana começou com tempo encoberto em boa parte de Santa Catarina, e a faixa litorânea registrou chuviscos ou pancadas de chuva. Nos próximos dias, o calor volta a predominar, com temperaturas que podem atingir até 36°C no Grande Oeste já na terça-feira (26).
![]() |
Previsão para os próximos dias
Segunda-feira (25)
O tempo começou firme na maior parte do estado, com predomínio de sol. No entanto, a nebulosidade tende a aumentar ao longo do dia, especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Na Grande Florianópolis e no Litoral Norte, ainda há chance de chuva fraca nos extremos do dia.
As temperaturas máximas variam entre 25°C e 28°C na maioria das regiões, enquanto no Grande Oeste e Litoral Sul podem passar dos 30°C. O vento do quadrante norte apresenta rajadas de 40 a 60 km/h no Litoral Sul e Grande Florianópolis, deixando o mar mais agitado.
Terça-feira (26)
A terça-feira amanhece com tempo firme e temperaturas entre 15°C e 20°C em grande parte do estado, enquanto na Serra os termômetros podem marcar entre 10°C e 14°C. No decorrer da tarde, o calor associado à alta umidade e uma área de baixa pressão podem provocar pancadas de chuva e temporais isolados no centro-sul de Santa Catarina.
As temperaturas continuam subindo, alcançando máximas próximas a 34°C e 36°C no Grande Oeste e Litoral Sul. O risco de ocorrências, como alagamentos e destelhamentos, é baixo.
Quarta-feira (27)
Na quarta-feira, o amanhecer terá temperaturas entre 18°C e 22°C, com tempo firme predominando durante a manhã. No entanto, o calor e a umidade intensificados por uma área de baixa pressão atmosférica tornam o tempo instável a partir da tarde, com condições para temporais isolados em todas as regiões.
Há previsão de chuva intensa, rajadas de vento, queda de granizo pontual e raios, com risco moderado para ocorrências relacionadas. As máximas novamente alcançam 32°C a 35°C no litoral e no Grande Oeste.
Quinta-feira (28) e Sexta-feira (29)
A chegada de uma frente fria manterá o tempo instável, trazendo novos temporais com características semelhantes: chuva intensa, raios, ventos fortes e possibilidade de granizo. As condições de instabilidade devem se estender por todas as regiões do estado.
Atenção: É recomendável que a população acompanhe as atualizações meteorológicas e esteja atenta às orientações da Defesa Civil para mitigar os impactos dos fenômenos previstos.
 (1000 x 750 px).jpg?=2651542-2)
Terceira onda de calor pode elevar temperaturas a 40°C em Santa Catarina
Santa Catarina enfrenta a terceira onda de calor do ano, com temperaturas que podem chegar a 40°C. Além do calor intenso, há alerta para tempestades n Saiba Mais +
Serra Catarinense registra geada em pleno verão nesta sexta-feira (27)
São Joaquim registra geada em pleno verão, com mínima de 3,4°C. Fenômeno surpreende moradores e visitantes na Serra Catarinense. Saiba Mais +
La Niña, clima seco e muito frio: como será o tempo em Santa Catarina em 2025?
Confira a previsão do tempo para Santa Catarina em 2025: meses mais secos no início do ano, verão dentro da normalidade e um inverno frio, com geadas Saiba Mais +