Santa Catarina registra segunda maior exportação mensal de carne suína da história em outubro

Santa Catarina registra segunda maior exportação mensal de carne suína da história em outubro

Compartilhe este conteúdo:

Santa Catarina atingiu em outubro de 2024 o segundo melhor desempenho mensal na exportação de carne suína desde o início da série histórica, em 1997.

O estado exportou 68 mil toneladas de carne suína in natura, industrializada e miúdos, gerando uma receita de US$ 169,4 milhões. Esse resultado só fica atrás de julho deste ano.

Em comparação com setembro de 2024, houve um aumento de 10,6% na quantidade embarcada e de 12,7% na receita. Já em relação a outubro de 2023, o crescimento foi ainda mais expressivo: 44,8% em volume e 61,5% em valor.

Os dados, disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), destacam o desempenho da cadeia produtiva catarinense.

Segundo o governador Jorginho Mello, os resultados refletem o esforço conjunto de produtores, fiscais e políticas públicas. “Nosso produtor se dedica muito, e temos ações de fiscalização rigorosas para manter a sanidade animal e evitar a entrada de doenças. A carne catarinense, reconhecida pela qualidade, está conquistando o mundo”, afirmou.

Mercados em destaque

O crescimento foi impulsionado por aumentos expressivos nas exportações para mercados como as Filipinas, que registraram alta de 82,3% em quantidade e 78,5% em receita em relação a outubro de 2023. O Japão também se destacou, com um salto impressionante de 265,4% em volume e 295,2% em receita.

Esses números evidenciam a competitividade da carne suína catarinense, consolidando o estado como um dos principais exportadores globais no setor.

Exportações totais de carnes em outubro

Além da carne suína, Santa Catarina exportou 182,2 mil toneladas de diversas carnes, incluindo frangos, perus, patos e bovinos, reforçando sua posição como líder nacional em sanidade e qualidade na produção de proteínas animais.

Para mais informações sobre o desempenho das exportações catarinenses, acesse o Observatório Agro Catarinense no site da Epagri/Cepa.

Compartilhe este conteúdo:
  Veja Mais
Nenhum resultado encontrado!

Você já caiu em FAKE NEWS?


Voto computado com sucesso!
Você já caiu em FAKE NEWS?
Total de votos:
Sim
Não