Governo Lula decide não retomar horário de verão no país este ano
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta quarta-feira (16) que o horário de verão não será retomado em 2024. Após reuniões com o Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), o governo concluiu que a medida não é necessária no momento, uma vez que a segurança energética está garantida e houve uma leve recuperação das condições hídricas no país.
De acordo com Silveira, a possibilidade de retorno da política será reavaliada para 2025. Ele destacou que o horário de verão deve ser analisado com base em dados precisos sobre seus impactos no setor elétrico e na economia. “O retorno do horário de verão precisa ser discutido sob uma ótica técnica, e não apenas política”, afirmou.
Embora o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) tenha sugerido a volta da medida, os níveis de reservatórios e condições climáticas mais favoráveis afastaram a necessidade de sua aplicação neste ano. A decisão também levou em conta o tempo insuficiente para que setores, como o da aviação, se ajustassem adequadamente às mudanças, caso o horário fosse retomado agora.
A implementação tradicional do horário de verão ocorria entre outubro/novembro e fevereiro/março, com benefícios mais expressivos entre outubro e meados de dezembro. No entanto, a falta de tempo para ajustes faria com que a medida, se aplicada neste ano, tivesse início apenas em novembro, resultando em impacto reduzido.
Para mais informações e detalhes sobre as próximas decisões do governo, continue acompanhando nosso site.