Germinar: Hortas Comunitárias Promovem Socialização e Alimentação Saudável em Jaraguá do Sul

Germinar: Hortas Comunitárias Promovem Socialização e Alimentação Saudável em Jaraguá do Sul

Data de Publicação: 12 de fevereiro de 2025 10:37:00 Programa Germinar expande hortas comunitárias em Jaraguá do Sul, promovendo socialização e alimentação saudável. Com 59 hortas em 24 bairros, a iniciativa envolve mais de 2.500 pessoas e segue crescendo.

Compartilhe este conteúdo:

O Programa Germinar de Hortas Comunitárias, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento da Prefeitura de Jaraguá do Sul, segue em expansão e já alcança 24 bairros do município.

Desde sua criação, em 2013, a iniciativa tem se consolidado como uma referência na promoção da sustentabilidade e integração comunitária. Atualmente, o programa conta com 59 hortas ativas, envolvendo diretamente 2.507 pessoas de 614 famílias.

Crescimento e Impacto Social

Inicialmente implantado com 14 hortas, o Germinar cresceu significativamente e se tornou destaque na mídia estadual e nacional. Além de proporcionar uma alimentação mais saudável, sem uso de defensivos agrícolas, o programa também estimula a socialização entre os participantes e aproveita terrenos baldios para fins produtivos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Alceu Moretti, a proposta do Germinar atende três objetivos principais: “Aproveitar áreas sem uso no município, promover a interação entre os moradores e incentivar uma alimentação mais saudável. Muitas pessoas veem o trabalho nas hortas como uma forma de terapia, um meio para reduzir o estresse e fortalecer laços com a comunidade.”

Nova Horta na Barra do Rio Cerro

A mais recente unidade do programa foi implantada na Rua Frida Piske Krüger, no bairro Barra do Rio Cerro. A iniciativa partiu da empreendedora e moradora Roseni de Oliveira, que viu na horta uma oportunidade para aproximar os vizinhos e incentivar hábitos alimentares mais saudáveis.

“A intenção principal foi estimular a interação entre as pessoas. Queríamos criar um espaço onde todos pudessem sair de seus apartamentos e contribuir para uma alimentação mais equilibrada. Como consequência, tivemos também um ambiente mais organizado e limpo”, destaca Roseni. Além disso, o local conta com tonéis para compostagem, garantindo a produção de adubo orgânico para os cultivos.

A manutenção do espaço é coordenada pelo aposentado Ivo Bonatti, que ressaltou os desafios iniciais do projeto. “No começo, tivemos dificuldades por conta do solo cheio de pedras, mas todos abraçaram a causa. Hoje, temos uma horta produtiva, com diversas hortaliças e plantas medicinais”, explicou. No momento, 14 famílias participam ativamente do cultivo e manutenção da horta.

Funcionamento e Suporte

Para a criação de uma nova horta comunitária, o Germinar exige a participação de pelo menos seis famílias do bairro. O pedido deve ser feito por meio da Associação de Moradores, que encaminha um ofício à Secretaria de Desenvolvimento Rural. Após a aprovação, a prefeitura oferece suporte técnico e operacional, preparando o terreno, fornecendo insumos e materiais como palanques, telas e mudas.

As hortaliças cultivadas nessas hortas são produzidas no Galpão da Prefeitura, localizado em frente ao Presídio Regional, no bairro Jaraguá 99. Dentre as espécies disponibilizadas, destacam-se quatro variedades de alface, rúcula, rabanete, beterraba e quiabo. Segundo o coordenador do programa, Wilmar Roweder, este ano a produção será ampliada com a inclusão do nabo branco, devido à alta demanda.

Expansão e Futuro do Programa

Durante a visita à nova horta da Rua Frida Piske Krüger, o secretário Alceu Moretti reforçou a importância do Germinar para as comunidades de Jaraguá do Sul. “Estamos sempre buscando a ampliação do programa, pois ele beneficia diretamente a população, promovendo qualidade de vida e fortalecendo o vínculo entre os moradores. Recentemente, estivemos no bairro Chico de Paulo acompanhando mais uma horta, e nosso objetivo é continuar expandindo essa iniciativa.”

O Germinar se consolida como um dos principais projetos sociais e ambientais do município, garantindo benefícios tanto para a comunidade quanto para o meio ambiente.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Você já caiu em FAKE NEWS?


Voto computado com sucesso!
Você já caiu em FAKE NEWS?
Total de votos:
Sim
Não