Bafômetro pode se tornar obrigatório no Brasil para motoristas envolvidos em acidentes de trânsito

Bafômetro pode se tornar obrigatório no Brasil para motoristas envolvidos em acidentes de trânsito

Data de Publicação: 28 de janeiro de 2025 10:01:00 Proposta no Senado pode tornar obrigatório o teste do bafômetro para motoristas envolvidos em acidentes de trânsito e classificar homicídios culposos como crimes inafiançáveis. Confira os detalhes.

Compartilhe este conteúdo:

Uma proposta que tramita no Senado pode obrigar motoristas envolvidos em acidentes de trânsito a realizarem o teste do bafômetro.

A medida, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), visa alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e também determina que o homicídio culposo no trânsito seja considerado um crime inafiançável, sem a possibilidade de anistia ou indulto.

A proposta foi aprovada pela Comissão de Segurança Pública em dezembro de 2024 e agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, onde será analisada a partir de fevereiro de 2025, após o recesso parlamentar.

Em 1995, o CTB determinava o uso do bafômetro, exames clínicos e perícias para comprovar a influência de substâncias psicoativas. Contudo, em 2012, houve uma alteração que flexibilizou essa exigência. O senador Contarato defende que a volta da obrigatoriedade do bafômetro pode ajudar a responsabilizar com mais rigor motoristas embriagados ou sob o efeito de substâncias ilícitas.

A proposta recebeu parecer favorável do relator, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que sugeriu uma emenda, especificando que os testes a serem realizados sejam classificados como alcoolemia (bafômetro) e toxicológicos.

A medida visa reforçar a segurança nas vias e garantir maior responsabilização aos motoristas em casos de acidentes, especialmente aqueles que envolvem vítimas fatais.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Você já caiu em FAKE NEWS?


Voto computado com sucesso!
Você já caiu em FAKE NEWS?
Total de votos:
Sim
Não