Ausência de veteranos marca celebração dos 80 anos do Dia da Vitória em Jaraguá do Sul

Ausência de veteranos marca celebração dos 80 anos do Dia da Vitória em Jaraguá do Sul

Data de Publicação: 10 de maio de 2025 18:12:00 Jaraguá do Sul celebra os 80 anos do Dia da Vitória com homenagem aos pracinhas da FEB, pela primeira vez sem veteranos vivos na cerimônia.

Compartilhe este conteúdo:

Pela primeira vez, a cerimônia foi realizada sem veteranos da FEB vivos no município

Jaraguá do Sul prestou, neste sábado (10), uma homenagem solene aos 80 anos do Dia da Vitória dos Aliados na Europa, relembrando o fim da 2ª Guerra Mundial e a participação dos soldados jaraguaenses que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) no front italiano.

Autoridades civis e militares, familiares de pracinhas e o público acompanharam a solenidade neste sábado (10) | Alison Correa

O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), ocorreu na Praça do Expedicionário, diante do monumento que guarda os nomes dos combatentes locais.

A cerimônia deste ano teve um peso simbólico ainda mais forte: foi a primeira realizada sem a presença física de nenhum pracinha vivo. Em maio de 2024, faleceu Walter Carlos Hertel, último expedicionário jaraguaense sobrevivente da 2ª Guerra Mundial. Hertel morreu aos 101 anos e foi homenageado em diversos momentos do evento.

Homenagem às famílias e aos combatentes

Durante a cerimônia, foram lembrados os 97 soldados do Vale do Itapocu que participaram da guerra. 

Em um dos momentos mais emocionantes da solenidade, os familiares foram convidados a se posicionar diante do monumento e declarar o nome do expedicionário homenageado. O gesto foi seguido por uma salva de palmas do público.

Coroa de flores e toque de silêncio

Para marcar o respeito à memória dos combatentes, foi feita a deposição de uma coroa de flores no monumento pelos representantes do poder público municipal. A guarda de honra foi realizada pelo pelotão do 14º Batalhão da Polícia Militar.

Vice-prefeito João Pereira e secretário Gilberto Gesser realizam a homenagem aos pracinhas falecidos | Alison Correa

Na sequência, o toque de silêncio foi executado pelo Subtenente, do 62° Batalhão de Infantaria de Joinville, em reverência aos combatentes que já partiram.

Subtenente Mike executa o toque de silêncio durante a homenagem aos heróis da FEB | Alison Correa

Discurso de fé e palavras de paz

A solenidade também teve espaço para um momento de fé. O Pastor Ivan Silveira Filho, presidente do Conselho dos Pastores de Jaraguá do Sul, levou palavras de conforto aos familiares e bênçãos aos ex-combatentes já falecidos.

O encerramento contou com os discursos de autoridades locais, entre elas o vice-prefeito João Pereira e o secretário Gilberto Gesser, que destacou:

"Preservar a memória desses verdadeiros heróis é mais do que um gesto de gratidão — é um compromisso com a paz."

Banda militar do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville executou o Hino Nacional e acompanhou a cerimônia | Alison Correa

Exposição no Museu da Paz

Paralelamente à cerimônia, o Museu da Paz lançou a exposição especial “Após a vitória: a missão da FEB na reconstrução da paz”, que poderá ser visitada ao longo das próximas semanas.

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Você já caiu em FAKE NEWS?


Voto computado com sucesso!
Você já caiu em FAKE NEWS?
Total de votos:
Sim
Não