Conta de luz será zerada para 40 milhões de brasileiros com nova medida provisória
Data de Publicação: 22 de maio de 2025 07:49:00 Medida provisória assinada por Lula zera conta de luz para famílias de baixa renda e prevê abertura do mercado de energia até 2027. Veja quem será beneficiado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quarta-feira (21), uma medida provisória que amplia a Tarifa Social de Energia Elétrica e garante isenção total da conta de luz para cerca de 40 milhões de brasileiros.
![]() |
A medida entra em vigor imediatamente e terá validade de 60 dias, podendo ser prorrogada por igual período enquanto tramita no Congresso Nacional.
Com a nova regra, famílias com renda per capita de até meio salário mínimo e consumo mensal de até 80 kWh passarão a ter gratuidade total na fatura de energia elétrica. Antes, os descontos variavam conforme o consumo, indo de 65% a 10%, o que tornava o sistema mais complexo.
De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, além dos 40 milhões de brasileiros que terão a conta zerada, outros 60 milhões serão contemplados com descontos. “Começa a valer agora a gratuidade. Mais de 40 milhões de brasileiros terão a gratuidade total, outros 60 milhões terão descontos”, afirmou.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, informou que o custo da isenção será de R$ 3,6 bilhões para os cofres públicos. Ele destacou que a simplificação da tarifa social é uma resposta à burocracia do modelo anterior, que dificultava o acesso pleno ao benefício. Com a mudança, todos os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) serão beneficiados automaticamente.
Abertura do mercado livre de energia
A medida provisória também estabelece diretrizes para a abertura do mercado livre de energia elétrica no Brasil. A partir de agosto de 2026, comércios e indústrias poderão escolher seus fornecedores de energia. Já os consumidores residenciais terão acesso ao mercado livre a partir de setembro de 2027.
A proposta do governo é estimular a concorrência e promover justiça tarifária. “A abertura do mercado vai acabar com o monopólio das distribuidoras e permitir que o consumidor escolha de quem quer comprar energia e de qual fonte, o que deve baratear o custo”, explicou Silveira.
Rui Costa complementou dizendo que a expectativa é de uma redução gradual no valor da energia para a maioria da população. “Com maior concorrência, como acontece em outros setores, o preço tende a cair. Acreditamos que nos próximos dois ou três anos o custo da energia será menor para quase todos os brasileiros”, declarou.
A regulamentação da abertura do mercado será feita por meio de portarias que serão emitidas após a aprovação da medida provisória pelo Legislativo.
.webp?=2772016-3)
Samae Jaraguá do Sul completa 57 anos com avanços em saneamento e sustentabilidade
Samae Jaraguá do Sul celebra 57 anos de história, destacando avanços em saneamento, sustentabilidade e modernização, com foco na qualidade de vida da Saiba Mais + (1000 x 750 px) (10 x 15 cm) (15 x 10 cm).webp?=2771419-3)
Cirurgias otorrinolaringológicas crescem mais de 100% no Hospital Santo Antônio de Guaramirim
O Hospital Santo Antônio, de Guaramirim, registrou aumento de 111% nas cirurgias otorrinolaringológicas pelo SUS no 1º quadrimestre de 2025, reforçand Saiba Mais + 08.15.42_57a2dc96.webp?=2771047-2)
Da sala de aula ao plenário: universitários de Schroeder representam SC em programa da Câmara
Estudantes de Direito de Schroeder vivenciam rotina da Câmara dos Deputados em Brasília e criam projeto para engajar jovens na política. Saiba Mais +
Semana do MEI movimenta Jaraguá do Sul e região com programação gratuita para empreendedores
Semana do MEI 2025 movimenta Jaraguá do Sul e região com oficinas, palestras e atendimentos gratuitos do Sebrae para quem empreende ou quer começar. P Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|