Abertura da 34ª Schützenfest atrai mais de seis mil pessoas em Jaraguá do Sul

Abertura da 34ª Schützenfest atrai mais de seis mil pessoas em Jaraguá do Sul

Compartilhe este conteúdo:

A 34ª edição da Schützenfest, a Maior Festa de Atiradores do Brasil, foi oficialmente aberta na noite desta quinta-feira (7), em Jaraguá do Sul, agora reconhecida como Capital Nacional do Tiro Esportivo.

Mais de seis mil pessoas prestigiaram o evento de abertura, que aconteceu no Pavilhão A do Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe.

Um início marcante

A tradicional marcha das sociedades de atiradores abriu a solenidade. Representantes das 17 sociedades, acompanhados de suas majestades, rainhas e princesas, além de grupos folclóricos, conduziram ao pavilhão os Reis e Rainhas dos Atiradores — Cláudio Ivair Schmidt, Débora Aline Neitzke, Lucas Gabriel Schmidt e Vivian Vieira Rabelo Cardoso, da categoria juvenil.

O momento resgatou a história das Schützenvereine (Sociedades de Atiradores), enaltecendo tradições culturais e religiosas. A abertura contou ainda com a bênção ecumênica, liderada por um pastor e um padre, reforçando os laços espirituais que permeiam a festa.

Reconhecimento nacional

A edição deste ano é especialmente simbólica, pois Jaraguá do Sul recebeu o título de Capital Nacional dos Atiradores por meio da Lei Federal nº 15.011, sancionada em 1º de novembro de 2024. O prefeito Jair Franzner destacou a importância dessa conquista ao assinar o “Decreto da Schützenfest”, declarando oficialmente abertos os festejos.

Autoridades presentes

Diversas autoridades participaram da cerimônia, como o presidente da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI), Johny Arnoldo Hass; o presidente da Comissão Central Organizadora, Alcides João Pavanello; os deputados estaduais Antídio Lunelli e Vicente Caropreso; a deputada federal Julia Zanatta; e o senador Esperidião Amin, responsável pela aprovação do decreto no Senado.

O autor do projeto de lei que concedeu o título ao município, ex-deputado Rogério Peninha, também esteve presente. Em seus discursos, as autoridades ressaltaram o papel da Schützenfest na preservação da cultura germânica e na promoção do turismo local.

Festa para a família

Em seu discurso, o prefeito Jair Franzner enfatizou os valores familiares e a importância do trabalho voluntário das sociedades de atiradores. “Vamos celebrar a alegria, a amizade e a confraternização. A Schützenfest é uma festa para a família, para todas as idades, um evento que une tradição e diversão”, afirmou.

Atrações para todos

Após a cerimônia oficial, a tradicional sangria do primeiro barril de chope marcou o início dos 11 dias de festa. Até 17 de novembro, os visitantes poderão aproveitar atrações como música ao vivo, apresentações culturais, gastronomia típica, tiro esportivo, artesanato e um espaço dedicado às crianças.

Quer saber mais sobre os destaques da programação? Acesse o Blog do Alison e confira tudo sobre a Schützenfest!

Compartilhe este conteúdo:

Você já caiu em FAKE NEWS?


Voto computado com sucesso!
Você já caiu em FAKE NEWS?
Total de votos:
Sim
Não