Câmara dos Deputados aprova aumento da pena para crime de feminicídio para 40 anos

Câmara dos Deputados aprova aumento da pena para crime de feminicídio para 40 anos

Compartilhe este conteúdo:

Atualmente, a pena para feminicídio varia de 12 a 30 anos de prisão

Nesta quarta-feira (11/9), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 4.266/23, que aumenta a pena para o crime de feminicídio. Com a nova legislação, a punição passa de 12 a 30 anos para 20 a 40 anos de reclusão. O projeto segue agora para sanção presidencial pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O feminicídio é definido como o homicídio que envolve violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher da vítima. A proposta foi apresentada pela senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) e teve como relatora na Câmara a deputada Gisela Simona (União-MT).

No relatório, a deputada Gisela enfatiza: "A criação do tipo penal autônomo de feminicídio é uma medida necessária não só para tornar mais visível essa forma extrema de violência contra a mulher, mas também para reforçar o combate a esse crime bárbaro e possibilitar a uniformização das informações sobre as mortes de mulheres no Brasil".

O texto altera dispositivos do Código Penal, da Lei das Contravenções Penais, da Lei de Execução Penal, da Lei de Crimes Hediondos e da Lei Maria da Penha, fortalecendo o arcabouço legal no combate à violência contra a mulher.

Compartilhe este conteúdo:

Você já caiu em FAKE NEWS?


Voto computado com sucesso!
Você já caiu em FAKE NEWS?
Total de votos:
Sim
Não