Emergência Sanitária Global Declarada devido à Proliferação de Casos de Mpox
OMS declara emergência sanitária global devido ao aumento alarmante de casos de mpox, com nova linhagem do vírus atingindo 13 países e causando mais de 500 mortes em 2024.
Nesta quarta-feira, dia 14, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou emergência sanitária global em resposta à crescente disseminação da epidemia de Mpox, popularmente conhecida como "varíola dos macacos."
O alerta foi emitido após um aumento alarmante no número de casos e mortes registrados em diversos países.
Aumento Dramático em 2024:
Neste ano, já foram reportados mais de 14 mil casos de Mpox, com mais de 500 mortes, superando o total registrado em todo o ano de 2023.
Em comparação com o ano anterior, o aumento no número de casos chega a impressionantes 160%, destacando a gravidade da situação.
Expansão Global:
O mpox já foi identificado em 13 países, com a situação se tornando especialmente crítica na República Democrática do Congo e em Burundi, onde a transmissão já é considerada comunitária.
De acordo com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, a nova onda de infecções está sendo impulsionada por uma linhagem diferente do vírus em comparação àquela detectada em 2022, que se espalhou por 70 países.
O que Isso Significa:
A declaração de emergência sanitária global reflete a necessidade de uma resposta coordenada e urgente para conter a propagação do vírus, bem como para evitar que mais vidas sejam perdidas.
As autoridades de saúde de todo o mundo estão sendo instadas a intensificar as medidas de vigilância, prevenção e tratamento.