Jaraguá do Sul é reconhecida como a "Capital Nacional dos Atiradores" e celebra título durante a 34ª Schützenfest
No dia 1º de novembro de 2024, Jaraguá do Sul recebeu oficialmente o título de “Capital Nacional dos Atiradores”, conferido pelo Congresso Nacional através do Projeto de Lei Nº 15.011/2024.
A cidade, que abriga 17 sociedades de atiradores com dezenas de praticantes do tiro esportivo, celebra o reconhecimento oficial durante o período de sua tradicional Schützenfest, um dos maiores eventos culturais da região.
O Prefeito Jair Franzner comentou a importância do título: “Recebemos com muita alegria esta notícia na semana em que iniciamos a nossa Schützenfest. É um título merecido, em reconhecimento à história e à cultura da nossa cidade e região, preservadas e difundidas pelas Sociedades de Atiradores.” O presidente da Associação dos Clubes de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTIV), Johny Arnoldo Hass, também destacou a relevância do título, que, segundo ele, representa mais do que uma simples tradição. “É uma cultura trazida da Alemanha pelos nossos ancestrais, carregada de história e lembranças nas nossas Sociedades e Clubes de Tiro do Vale do Itapocu. Conquistamos este título no ano em que celebramos os 200 anos da colonização alemã no Brasil”, afirmou.
O reconhecimento da cidade como “Capital Nacional dos Atiradores” também é visto com otimismo pelo setor turístico. De acordo com Rafael Koerich, gerente de Turismo do município, a festa atrai cada vez mais visitantes, com o aumento das taxas de ocupação hoteleira ao longo dos anos. “A Schützenfest se tornou mais conhecida e o título só reforça a nossa cultura, potencializando o turismo e trazendo benefícios para toda a economia local.”
Neste ano, a 34ª edição da Schützenfest ocorrerá de 7 a 17 de novembro, com expectativa de superar os números de 2023, quando a festa reuniu quase 149 mil pessoas, que consumiram cerca de 210 mil litros de chope e participaram de aproximadamente 90 mil tiros. A programação oferece uma rica variedade de atividades culturais, lazer e gastronomia, destacando-se como um dos principais eventos da cultura germânica no Brasil.