Defesa Civil intensifica monitoramento meteorológico em Jaraguá do Sul
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, através da Diretoria de Proteção e Defesa Civil, segue realizando ações preventivas, assistenciais e de atendimento à população em situações de emergência, especialmente relacionadas a eventos naturais extremos.
Nesta quarta-feira (23), a equipe está em alerta após o aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil Estadual, que prevê a possibilidade de temporais em todo o estado de Santa Catarina na quinta-feira (24).
Por meio de radares e conhecimento técnico, a Defesa Civil de Jaraguá do Sul monitora o avanço das áreas de instabilidade, permitindo a identificação de possíveis riscos e o aviso à população com antecedência, caso seja necessário. "Os alertas são emitidos oficialmente pela Defesa Civil do Estado, e nossa equipe gerencia a situação local", explica o diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle. A equipe também atua de forma contínua e multissetorial, sendo reconhecida como referência para outras regiões, graças à sua atuação na coordenação de ações preventivas e de resposta.
Divulgação de dados climáticos ampliada
Em tempos de eventos climáticos extremos, a transparência na comunicação com a população é essencial. A Defesa Civil de Jaraguá do Sul mantém, em sua página no site da Prefeitura e no aplicativo "Jaraguá na Mão", informações atualizadas sobre as condições climáticas e o monitoramento dos níveis dos rios. O Monitoramento de Chuvas inclui dados em tempo real das estações meteorológicas localizadas em várias regiões do município, como Nereu Ramos, Barra do Rio Cerro e Ilha da Figueira. A página também oferece acesso à plataforma Windy.com, que disponibiliza informações meteorológicas de forma interativa.
O prefeito Jair Franzner ressalta a importância da divulgação desses dados: "Temos que trabalhar com prevenção e fornecer informações claras e diretas para as pessoas."
Aviso meteorológico para quinta-feira (24)
O aviso meteorológico da Defesa Civil Estadual alerta que uma frente fria se deslocará rapidamente sobre Santa Catarina, associada à formação de um Ciclone Extratropical em alto mar entre o Litoral Sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai. Esse fenômeno, somado a instabilidades atmosféricas e ao aquecimento, poderá causar temporais com vendavais, chuva intensa e granizo.
As tempestades começarão a se formar no Grande Oeste entre o final da manhã e o início da tarde, avançando para as demais regiões do estado durante o dia. Nas áreas de maior risco, os temporais podem causar destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica.
A Defesa Civil recomenda que, durante os temporais, as pessoas procurem abrigo seguro, afastando-se de árvores, postes e objetos soltos. Nunca deve-se atravessar ruas alagadas. Em caso de emergência, a população deve acionar o telefone 199.