Guia Completo do Eleitor: O que você precisa saber para votar neste domingo
Neste domingo, dia 6 de outubro, cerca de 155,9 milhões de eleitores em todo o Brasil irão às urnas para escolher seus próximos prefeitos e vereadores no primeiro turno das eleições municipais.
As eleições serão realizadas em 5.569 cidades do país, com exceção de Brasília (DF) e Fernando de Noronha (PE), que não possuem eleições municipais. Nas 103 cidades com mais de 200 mil habitantes, um eventual segundo turno ocorrerá no dia 27 de outubro.
Veja tudo o que você precisa saber para garantir o seu voto neste domingo!
Quem é obrigado a votar?
No Brasil, o voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 69 anos. Para jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 anos e analfabetos, o voto é facultativo. Essas regras estão previstas na Constituição Federal.
Como consultar seu local de votação pelo site do TSE?
- Acesse o site do TSE: www.tse.jus.br
- Clique em "Serviços Eleitorais".
- Selecione "Local de votação/zonas eleitorais".
- Clique em "Consulte Onde Votar".
- Preencha os dados solicitados: título de eleitor, CPF, nome completo, data de nascimento e nome da mãe.
- Clique em "Entrar" para visualizar seu local de votação.
Como consultar seu local de votação pelo aplicativo e-Título?
O aplicativo e-Título é uma opção digital do título de eleitor. Após baixá-lo (disponível até sábado, 5 de outubro), basta fazer login e clicar em "Onde votar" para visualizar sua seção eleitoral.
Horário de votação
As eleições deste ano serão realizadas em horário unificado, das 8h às 17h, no horário de Brasília. Em estados com fuso horário diferente, como o Acre, a votação será ajustada de acordo com o horário local.
Documentos necessários
Para votar, você pode apresentar o e-Título digital com foto (para quem cadastrou biometria). Caso não tenha biometria cadastrada, é necessário levar um documento oficial com foto, como RG, CNH ou passaporte. O título de eleitor físico também será aceito, desde que acompanhado de documento de identificação.
O que é permitido e o que é proibido na cabine de votação?
Permitido:
- Levar uma "colinha eleitoral" com os números dos candidatos.
- Usar bolsas ou óculos.
- Pessoas com deficiência podem utilizar recursos de tecnologia assistiva, como aparelhos auditivos.
Proibido:
- Celulares, máquinas fotográficas e outros aparelhos eletrônicos, mesmo desligados.
- Portar armas de fogo. A proibição se aplica aos CACs (Colecionadores, Atiradores e Caçadores) e civis armados, exceto para agentes de segurança pública em serviço.
Prioridades na votação
Têm prioridade:
- Candidatos, juízes eleitorais e seus auxiliares, servidores da Justiça Eleitoral e promotores eleitorais.
- Pessoas com 60 anos ou mais, deficientes, gestantes, lactantes, entre outros.
Justificativa de ausência
Se você não puder comparecer às urnas, poderá justificar a ausência pelo aplicativo e-Título no dia da eleição ou em mesas de justificativa organizadas pelos TREs. A justificativa também pode ser feita após o pleito, via internet ou presencialmente.
Denúncia de irregularidades
Caso presencie qualquer irregularidade no dia da votação, você pode fazer a denúncia pelo aplicativo Pardal, disponível nas lojas de aplicativos.
Agora que você está informado, prepare-se para exercer seu direito ao voto de forma consciente e dentro das regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral