Semana da pessoa com deficiência reforça a luta contra o preconceito
Entre os dias 21 e 28 de agosto, ocorre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, uma iniciativa instituída pela Lei n° 13.585/2017.
O objetivo é incentivar a inclusão social e combater o preconceito e a discriminação que essas pessoas enfrentam diariamente.
A semana também visa sensibilizar a sociedade e os governantes, destacando a importância de implementar políticas públicas que garantam a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência.
No Brasil, aproximadamente 4,1% das crianças entre dois e nove anos apresentam algum tipo de deficiência física ou intelectual.
No total, cerca de 18,6 milhões de brasileiros, representando 8,9% da população com mais de dois anos, possuem algum tipo de deficiência, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, realizada em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na quinta-feira, 22 de agosto, é celebrado o Dia da Pessoa com Deficiência Intelectual, destacando a necessidade de maior atenção e cuidado, pois essas deficiências, muitas vezes, não são visíveis e exigem um olhar atento para o desenvolvimento cognitivo das crianças, especialmente nos primeiros anos de vida.