Jorginho Mello, demite assessora que divulgou fala considerada racista na abertura da 40ª Festa Pomerana
Data de Publicação: 31 de janeiro de 2025 11:15:00 O Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, demitiu a assessora responsável por divulgar uma fala sua, considerada racista, durante a abertura da 40ª Festa Pomerana. A fala gerou repercussão e levou a investigações.
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, exonerou Kenia Jeremias Casagrande, profissional responsável pela divulgação do áudio com sua declaração durante a abertura da 40ª Festa Pomerana, em Pomerode, no Vale do Itajaí.
![]() |
A fala gerou repercussão negativa, sendo considerada racista por críticos.
Durante o evento, o governador afirmou que a cidade se destaca pela "cor da pele das pessoas". O comentário gerou reação imediata, uma vez que Pomerode, conhecida como o município "mais alemão do Brasil", tem cerca de 80% da população branca.
O caso levou a oposição a acionar o Ministério Público e a Procuradoria-Geral da República (PGR). Em resposta, Jorginho Mello afirmou que suas palavras foram distorcidas.
A exoneração de Kenia Casagrande, que coordenava a rádio da Secretaria de Comunicação (Secom) e publicou o áudio no site oficial da pasta, foi oficializada no Diário Oficial desta quarta-feira.
O governo estadual informou que a saída da profissional faz parte de um processo de reformulação conduzido pelo novo secretário de Comunicação, Bruno Oliveira. Outras mudanças na equipe estão previstas.
Nos bastidores, a troca na Secom é interpretada como uma tentativa de minimizar os impactos políticos da declaração, que teria desagradado até mesmo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
 09.47.06_7ccbc824.webp?=2746798-4)
Justiça absolve vereadora Natália Petry em ação de improbidade administrativa
Vereadora Natália Petry é absolvida pelo TJSC em ação de improbidade administrativa e reafirma sua trajetória de 45 anos de serviço público em Jaraguá Saiba Mais +.webp?=2744260-3)
Vereadores de Jaraguá do Sul apoiam projeto que pode criminalizar mulheres vítimas de estupro e em risco de vida
Moção da Câmara de Jaraguá do Sul apoia projeto que pode punir vítimas de estupro e mulheres em risco de vida por aborto legal, gerando críticas e pre Saiba Mais +.webp?=2728683-2)
Almeida garante dignidade às famílias com reescrita de projeto sobre cemitérios em Jaraguá do Sul
Vereador Luís Fernando Almeida apresenta 33 emendas ao projeto dos cemitérios de Jaraguá do Sul, garantindo respeito às famílias, preservação da memór Saiba Mais +
Vereador Cani propõe semana municipal de prevenção da gravidez na adolescência
A Câmara de Jaraguá do Sul aprovou o projeto do vereador Cani que cria a Semana Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência, com ações educativ Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|